*
Políticas e Programas para Infância e Juventude |
60h |
Políticas e Programas Governamentais; Breve História da Proteção á Criança e ao Adolescente; Política Nacional da Juventude; Programas para A Infância e Adolescência; A Atuação do Ministério Público. |
*
Temas Emergentes Relacionados a Crianças e Adolescentes |
60h |
Crianças e Adolescentes; Escola, Drogas e Violência; Bullying; Abandono Afetivo; Trabalho Infantil; Assédio e Abuso Sexual; O Racismo na Infância. |
*
Introdução aos Direitos das Crianças e Adolescentes |
60h |
Princípios Constitucionais (A diferença entre os princípios gerais de Direito e os princípios constitucionais; Os princípios constitucionais); Os Direitos do Ser Humano (Os direitos do homem; As dimensões dos direitos fundamentais; Breve apresentação dos fundamentos filosófico-jurídicos dos direitos fundamentais); Documentos Internacionais dos Direitos da Criança (Das declarações de 1924 à Convenção de 1989; Outros documentos internacionais em prol da defesa da criança). |
*
Múltiplas Dimensões do Serviço Social |
60h |
Instrumentalidade do Serviço Social: As Dimensões Teórico-Metodológica, Ético-Política e Técnico-Operativa; Instrumentalidade do Serviço Social: Uma Reflexão; Dimensão Teórico-Metodológica; Dimensão Técnico-Operativa; As Competências do Serviço Social na Contemporaneidade e o Trabalho Interdisciplinar; O Trabalho Interdisciplinar; Um Exemplo que deu Certo: A Equipe Multiprofissional em Saúde; Possibilidades de Intervenção do Assistente Social; Atuação do Assistente Social na Saúde, na Educação, no Contexto Sociojurídico e na Política de Assistência Social; Atuação do Assistente Social no Contexto da Saúde; Atuação do Assistente Social no Contexto da Educação; Atuação do Assistente Social no Contexto Sociojurídico. |
*
Disciplina obrigatória.
Total
|
240h
|