*
Práticas de Alfabetização e Letramento |
60h |
Alfabetização e Letramento: Reflexões sobre esses Conceitos; Métodos de Alfabetização no Brasil ? Breve Histórico; O Processo de Construção da Escrita na Visão de Emilia Ferreiro; Alfabetização e Letramento ? Contribuições de Magda Soares; Alfabetização de Jovens e Adultos ? Algumas Considerações; Práticas de Alfabetização e Letramento; Refletindo sobre a Formação dos Professores. |
*
Produção de Textos e Apropriação da Escrita |
60h |
A História dos Processos da Apropriação da Escrita (A questão da apropriação da escrita; Etapas do processo de construção da escrita; Conceitos de Alfabetização; Conceitos de Letramento; Reflexão sobre a prática pedagógica docente; A competência do professor); Práticas Pedagógicas |
*
Teorias e Práticas da Psicomotricidade |
60h |
A Psicomotricidade (psicomotricidade e função simbólica; a história da psicomotricidade no brasil; a psicomotricidade na pré-escola); Elementos Básicos da Psicomotricidade (a lateralidade; a dominância lateral; a psicomotricidade em relação aos pais; a relação entre professor e aluno); A Atuação Docente (a contribuição da práxis docente para o desenvolvimento do educando; as atividades em psicomotricidade; a importância da recreação). |
*
Processos Iniciais de Alfabetização |
60h |
O Ato De Escrever E A Aprendizagem Da Escrita; Fatores Que Afetam O Desenvolvimento Da Linguagem; A Base Biológica Do Desenvolvimento De Idioma; O Papel Dos Pais Na Promoção Do Aprendizagem E Desenvolvimento Da Linguagem Em Crianças Pequenas; As Funções Da Escrita – A Escrita Como Instrumento; De Registro, Arquivo, Regulação Social E Comunicação; Alfabetização, Linguagem E Desenvolvimento Emocional; Desenvolvimento Da Linguagem E Seus Impactos; Gêneros E Seus Propósitos Comunicativos; Conceitos Iniciais De Propósitos Comunicativos; Ambientes De Aprendizagem Como Estratégia Para Lidar Com A Leitura E Escrita. |
*
Disciplina obrigatória.
Total
|
240h
|