*
Introdução ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) |
60h |
Descoberta e Evolução: do Autismo ao Transtorno do Espectro Autista (TEA); Comorbidades; Classificação da CID-10 e o Transtorno do Espectro Autista; Classificação DSM-5; A Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF); O Impacto do(a) Filho(a) Portador(a) de TEA nas Famílias.
|
*
Fundamentos da Educação Inclusiva |
60h |
Contextualização da Pessoa com Deficiência; Um pouco de história: o abandono e o exílio das pessoas com deficiência; Atendimento das pessoas com deficiência; Necessidades educacionais do aluno com deficiência; LIBRAS no Contexto da Educação Inclusiva; A história da educação dos surdos; Leis que amparam os surdos; O Bilinguismo e sua Proposta Educacional; A proposta bilíngue; Bilinguismo e sua proposta educacional; A proposta bilíngue no cenário escolar brasileiro. |
*
AEE para Deficiências Múltiplas |
60h |
Neurociência Versus Educação; Contextualização de Desenvolvimento Humano; As Deficiências Múltiplas Frente ao Desenvolvimento Humano; Conceitos e Aplicações; de Plasticidade Neural e a Aprendizagem; O Que são Teorias de Aprendizagem?; Da Visão de Ausebel, Bruner, Vigostsky e Piaget em Relação às Teorias de Aprendizagem; Sistema Límbico Versus Aprendizagem; Transtornos de Aprendizagem (Dislexia); Transtornos de Aprendizagem (Discalculia). |
*
Estudo Comportamental Aplicada ao Autismo |
60h |
Princípios da análise do comportamento com ênfase nos tópicos trabalhados na área do autismo. Aspectos metodológicos das intervenções aplicado ao autismo. Avanços no conhecimento próprios das aplicações clínicas em sua interface com a psicologia da saúde. Análise experimental do comportamento e análise funcional do comportamento aplicada ao TEA. Bases teóricas, históricas e epistemológicas da Terapia Comportamental. |
*
Altas Habilidades/Superdotação - Conceituação e Intervenções Pedagógicas |
60h |
Altas Habilidades ou Superdotação no Sistema Educacional Brasileiro Jurídico Educação X Legislação ;Políticas Públicas Para AH/SD ;Panorama Global das Altas Habilidades/Superdotação ;A Identificação do Superdotado ;A Família, Escola e Sociedade Frente as Altas Habilidades e Superdotação ;Alternativas de Atendimento Para o Aluno com Altas Habilidades/Superdotação ;Modelos Explicativos ;A Resposta Educacional com Alunos com Alta Habilidades Intelectuais. |
*
Disciplina obrigatória.
Total
|
300h
|