*
Docência do Ensino Superior |
60h |
O Ensino Superior no Brasil. A Universidade na Sociedade. Legislação da Educação Superior. A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas. A Didática: definição e importância no ensino superior. Planejamento do ensino. Elaboração de planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos. |
*
Processos de Avaliação de Aprendizagem |
60h |
As Interações em Sala de Aula: O Papel dos Professores e dos Alunos; Interação Professor x Aluno; Interação entre Estudantes; Os Objetivos de Ensino, Os Conteúdos Programáticos as Estratégias de Ensino-Aprendizagem; Missão Docente; Dimensões do Processo Didático e seus Eixos Norteadores; A Docência Universitária e suas Competências. |
*
Dinâmica das Relações Humanas e Liderança |
60h |
Relações Humanas; A Dinâmica de Viver Em Equipe; Teoria Comportamental; A Administração Dinâmica na Perspectiva das Relações Humanas; O Ambiente de Trabalho nas Organizações; O Treinamento: Elemento Primordial nas Relações Humanas; Motivação: Uma Ferramenta Fundamental em Relação Humana; A Imagem da Organização Através de um Relacionamento Positivo; Abordagens Sobre as Teorias de Liderança; Liderança Carismática. |
*
Políticas Públicas Educacionais |
60h |
A Conceituação e Fundamentação Teórica dos Termos; O Significado de Política; As Políticas Públicas Educacionais; O Contexto das Políticas Públicas no Neoliberalismo; O Processo de Descentralização: Do FUNDEF ao FUNDEB.
|
*
Políticas Públicas em Saúde, Educação e Habitação |
60h |
Os Antecedentes Históricos das Políticas Públicas Sociais; Políticas Públicas para Saúde; Políticas Públicas para Educação; Políticas Públicas para Habitação; A Política Social do Século XXI ? A Transferência de Renda. |
*
Disciplina obrigatória.
Total
|
300h
|