*
Docência do Ensino Superior |
60h |
O Ensino Superior no Brasil. A Universidade na Sociedade. Legislação da Educação Superior. A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas. A Didática: definição e importância no ensino superior. Planejamento do ensino. Elaboração de planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos. |
*
Planejamento e Avaliação Educacional |
60h |
Avaliação Educacional; Reflexões sobre a Finalidade da Prática da Avaliação Escolar; A Avaliação Classificatória e suas Implicações na Aprendizagem Educacional Escolar; Planejamento Educacional; Como Atribuir Sentido para o Conceito de Planejamento?; Funções do Planejamento; Planejamento no Desenvolvimento de Competências; O Planejamento para a Sala de Aula. |
*
Políticas Públicas Educacionais |
60h |
A Conceituação e Fundamentação Teórica dos Termos; O Significado de Política; As Políticas Públicas Educacionais; O Contexto das Políticas Públicas no Neoliberalismo; O Processo de Descentralização: Do FUNDEF ao FUNDEB. |
*
Dinâmica das Relações Humanas e Liderança |
60h |
Relações Humanas; A Dinâmica de Viver Em Equipe; Teoria Comportamental; A Administração Dinâmica na Perspectiva das Relações Humanas; O Ambiente de Trabalho nas Organizações; O Treinamento: Elemento Primordial nas Relações Humanas; Motivação: Uma Ferramenta Fundamental em Relação Humana; A Imagem da Organização Através de um Relacionamento Positivo; Abordagens Sobre as Teorias de Liderança; Liderança Carismática. |
*
Disciplina obrigatória.
Total
|
240h
|