*
Transtornos Globais do Desenvolvimento - TGD |
60h |
A CID-10 E O DSM-5; Transtornos Globais do Desenvolvimento - Condutas Típicas; A Educação Especial e TGD - Focando O Autismo; |
*
Comunicação Alternativa e Suplementar |
60h |
Tecnologia Assistiva e Comunicação Suplementar ? Conceitos e Definições Essenciais; Os Sistemas de Comunicação; Atendimento Educacional Especializado; Recursos, Técnicas e Estratégias para Comunicação Alternativa; Avaliação e Escolha das Estratégias; Adaptações Curriculares. |
*
Deficiência Intelectual |
60h |
Da Deficiência Mental à Intelectual; Deficiência Intelectual; Altas Habilidades/Superdotação; Atendimento Educacional Especializado; Identificação/Caracterização e Trabalho com Altas Habilidades; Cuidados com Atividades Físicas e Fatores de Risco de Doenças para Alunos com Deficiência Intelectual. |
*
Tecnologia Assistiva |
60h |
Ajudas Técnicas ou Tecnologia Assistiva?; Modalidades, Categorias ou Classificação de Tecnologia Assistiva; Os Símbolos da TA; Tecnologia Assistiva, Inclusão Escolar e o Universo da Informática; ?Viver Sem Limites?. |
*
Educação Inclusiva |
60h |
Conceitos e Fundamentos da Educação Inclusiva; Do Processo de Integração ao Processo de Inclusão; A Valorização das Diferenças na Escola como Fator de Inclusão; A Organização Docente na Educação Inclusiva; Teoria e Prática Segundo Pesquisadores; Uma Experiência de Pesquisa Sobre Inclusão na Escola Regular ? A Realidade Discursiva dos Profissionais; Que Caminhos o Professor Deve Percorrer para Ensinar e Aprender na Diversidade?; Algumas Competências Didáticas Para a Educação Inclusiva; Quanto Vale a Contribuição dos Pais no Processo De Inclusão?; Conto de Uma Experiência de Inclusão/Exclusão Escolar de Uma Pessoa Portadora de Deficiência Visual; Considerações Finais. |
*
Disciplina obrigatória.
Total
|
300h
|