*
Problemas de Aprendizagem e Fracasso Escolar |
60h |
Problemas, Distúrbios ou Dificuldades de Aprendizagem?; Dificuldades de Aprendizagem - O Papel do Cérebro; Os Distúrbios da Aprendizagem. |
*
Estratégias de Ensino Pelo Lúdico |
60h |
Espaços e Atividades Ludopedagógicos; O Jogo como Eixo Estruturante do Currículo na Educação Infantil; Técnicas Lúdicas, Pedagógicas e de Sensibilização: O Agora e o Desafio para o Futuro; Critérios para Seleção de Brinquedos, Jogos e Materiais. |
*
Práticas Interdisciplinares nos Anos Iniciais e o Uso dos Projetos |
60h |
Currículo, Interdisciplinaridade, Projetos; Fundamentos do Ensino de Artes; Fundamentos do Ensino de Ciências Naturais; Fundamentos do Ensino de Geografia; Fundamentos do Ensino de História; Fundamentos da Educação Física; Temas Transversais. |
*
Práticas de Alfabetização e Letramento |
60h |
Alfabetização e Letramento: Reflexões sobre esses Conceitos; Métodos de Alfabetização no Brasil ? Breve Histórico; O Processo de Construção da Escrita na Visão de Emilia Ferreiro; Alfabetização e Letramento ? Contribuições de Magda Soares; Alfabetização de Jovens e Adultos ? Algumas Considerações; Práticas de Alfabetização e Letramento; Refletindo sobre a Formação dos Professores. |
*
Processos Iniciais de Alfabetização |
60h |
O Ato De Escrever E A Aprendizagem Da Escrita; Fatores Que Afetam O Desenvolvimento Da Linguagem; A Base Biológica Do Desenvolvimento De Idioma; O Papel Dos Pais Na Promoção Do Aprendizagem E Desenvolvimento Da Linguagem Em Crianças Pequenas; As Funções Da Escrita – A Escrita Como Instrumento; De Registro, Arquivo, Regulação Social E Comunicação; Alfabetização, Linguagem E Desenvolvimento Emocional; Desenvolvimento Da Linguagem E Seus Impactos; Gêneros E Seus Propósitos Comunicativos; Conceitos Iniciais De Propósitos Comunicativos; Ambientes De Aprendizagem Como Estratégia Para Lidar Com A Leitura E Escrita. |
*
Disciplina obrigatória.
Total
|
300h
|