*
Práticas Pedagógicas de Administração Escolar |
60h |
A Escola e a Democracia... A Administração Escolar... Novos Tempos, Nova Missão; Estilos de Gestão Escolar; Mecanismos para uma Administração Escolar Democrática; Documentos que Norteiam a Prática da Gestão Escolar; Perfil Ideal do Administrador Escolar nos Dias Atuais; O Administrador Escolar e a Ética; Papéis e Funções do Administrador Escolar; Atribuições do Diretor Escolar. |
*
Práticas de Liderança e Gestão de Equipes |
60h |
Complexidades da Prática de Liderança no Ambiente de Trabalho; Capacitação dos Profissionais de Organizações: Uma Necessidade Permanente; A Implementação de Ação Estratégica na Empresa: Uma Experiência Significativa que deu Certo; Liderar na Equipe: A Partir de Quais Valores?; Como Construir uma Empresa de Sucesso na Atualidade?; Liderança na Empresa: Quais são as Responsabilidades de Seus Líderes?; Modelos de Gestão: Líderes e Chefes; Gestão de Equipes na Escola e Seus Desafios; Lições de Liderança. |
*
Práticas Pedagógicas do Orientador Educacional |
60h |
A Pedagogia e a Orientação Educacional; Um Breve Histórico sobre a Orientação Educacional; Fundamentos da Orientação Educacional; As Características do Orientador Educacional; As Práticas do Orientador Educacional; Criando Espaços para Educar; O Orientador e o Planejamento; Passos para o Planejamento do Orientador; O Orientador Escolar: Agente de Mudanças; Profissionais Abertos para a Educação do Futuro; O Orientador: Gestor, Líder, Dirigente, Organizador e Criador; Orientador: Postura Crítica e Reflexiva; O Orientador e as Novas Tecnologias; A Função da Escola e a Família; Atuação, Habilidades e Competências do Orientador Educacional. |
*
Planejamento e Avaliação Educacional |
60h |
Avaliação Educacional; Reflexões sobre a Finalidade da Prática da Avaliação Escolar; A Avaliação Classificatória e suas Implicações na Aprendizagem Educacional Escolar; Planejamento Educacional; Como Atribuir Sentido para o Conceito de Planejamento?; Funções do Planejamento; Planejamento no Desenvolvimento de Competências; O Planejamento para a Sala de Aula. |
*
Supervisão e Orientação Escolar |
60h |
Os Pilares e os Fundamentos Estruturantes da Educação; A Instituição Escolar; Fundamentos da Orientação Escolar; Fundamentos da Supervisão Escolar; Fundamentos da Inspeção Escolar; Gestão Democrática da Educação X Projeto Político-Pedagógico. |
*
Disciplina obrigatória.
Total
|
300h
|