*
AEE para Deficiência Física e Mobilidade Reduzida |
60h |
Deficiência Física; Atendimento Educacional Especializado; Avaliação de Alunos com Deficiência Motora; Adaptações Necessárias; Orientação e Mobilidade / Autonomia e Independência. |
*
AEE para Deficiência Visual: Baixa Visão e Cegueira |
60h |
O Funcionamento da Visão; A Deficiência Visual; Avaliação Funcional da Visão; Orientação e Mobilidade (OM); Atendimento Educacional Especializado; Sistema Braille e Código Matemático Unificado; Recursos Didáticos. |
*
Educação Inclusiva |
60h |
Conceitos e Fundamentos da Educação Inclusiva; Do Processo de Integração ao Processo de Inclusão; A Valorização das Diferenças na Escola como Fator de Inclusão; A Organização Docente na Educação Inclusiva; Teoria e Prática Segundo Pesquisadores; Uma Experiência de Pesquisa Sobre Inclusão na Escola Regular ? A Realidade Discursiva dos Profissionais; Que Caminhos o Professor Deve Percorrer para Ensinar e Aprender na Diversidade?; Algumas Competências Didáticas Para a Educação Inclusiva; Quanto Vale a Contribuição dos Pais no Processo De Inclusão?; Conto de Uma Experiência de Inclusão/Exclusão Escolar de Uma Pessoa Portadora de Deficiência Visual; Considerações Finais. |
*
Educação Especial e os Diferentes Tipos de Necessidades Especiais |
60h |
Educação Especial: Conceitos e Definições; A Educação Especial: dos Primórdios ao Século XXI; Portadores de Necessidades Especiais: Classificação e Caracterização; As Diferentes Necessidades Especiais; Atendimento Educacional Especializado e os Recursos Educacionais Especiais; Introdução a Metodologia do Ensino de Libras; Ensino de L1 e L2;Terminologia Para L1 e L2; Diferenças Entre L1 e L2;Conhecimentos dos Professores Acercada Libras; Habilidades Necessárias para Ensino de Libras; Fatores que Afetam os Alunos e Estratégias de Ensino; Os Temas Transversais; Desenvolvimento Linguístico na Educação Infantil. |
*
Teoria e Metodologia da Inclusão |
60h |
Papel da Escola na Integração Social dos Portadores de Necessidades Educativas Especiais; Integração Social Escolar; A Inclusão da Criança dos Portadores de Necessidades Educativas Especiais; Projetos da Pedagogia, Psicologia e Áreas Afins como Alternativa para o Ensino-Aprendizagem; Pedagogia Inclusiva; Psicologia Educacional; Educando com Altas Habilidades; Superdotação: Educação; Altas Habilidades e a Escola. |
*
Disciplina obrigatória.
Total
|
300h
|